Rússia

Ícones Alimentícios Kzarísticos e Sovietísticos

Ícones Alimentícios Kzarísticos e Soviétisticos

Repolho – de tudo quanto é jeito, azedo, doce, salgado, enlatado, refogado , fermentado, no vidro, com vodka, sem vodka. Repolho de manha, a tarde e a noite. No café, no almoço e na janta. Com arroz, com carne, e mais uma vez, com vodka. Trabalhadores do campo principalmente comem o repolho azedo de vidro ( q vc compra em supermercados ou mais provável, faz em casa ), e vodka. Repolho e vodka, combinação perfeita.

Batata, batata, meu reino pela famosa batata ! – cozida , assada ou frita, é o que mais se vê, é o que mais dá na terra russa. Especialmente cozida, sem nenhum tempero, nenhum salzinho a não ser a famosa ervinha russa (nada ilegal), dill. Tbém pode ser saboreada no café da manha, no almoço ou no jantar. Batata que enfrentou guerras, fome, desespero, revoluções e outras situações adversas. Batata essa que enfrentou o imperialismo, o socialismo, e ainda está lá. É a batata russa ! ( de onde vcs acham q a vodka é feita , hein ? )

Pão Preto – mais pesado e duro que um tijolo, esse é o famoso e típico pão kzarino. Não se passa manteiga, mas se come especialmente com sopa de beterraba ( a famosa borchsh ) ou acompanha-se as batatas. Não existe coisa igual.

Iogurte com frutas – mas que luxo no início dos anos 90 !!! todos bebendo iogurte nas ruas, se mostrando modernos e interligados com o que está acontecendo no mundo , adolescentes ricos e arrogantes , essa é a imagem, esse é o iogurte com frutas, que chegou um pouco tarde para eles, mas chegou. Derruba o socialismo e deixa – se a Danone entrar !!! essa é a Rússia de hoje.

Kefir – como o iogurte internacional conseguiu nos vencer e pegar nosso lugar no mundo dos kzares !!!???? coalhada caseira ou de fábricas ex-soviéticas, a única coisa parecida com iogurte que os russos conheciam. Azedinha, boa para a saúde, perdeu seu trono para o Sódio da Danone.

Lingüiça , salames e afins – por muito tempo uma miragem, um sonho distante, onde só os kzares e líderes tinham esse previlégio. Ainda um sonho percorrendo todo o socialismo e perestroika, um verdadeiro sonho russo, que agora está cada vez ficando mais real. Afinal, não é a toa que em alguns países bálticos, fala-se que a Lingüiça é o eterno sonho russo.

Frutas frescas – motivo de comemoração em casa de classe média alta ou na casa de ricos. Natal, Reveillon e aniversários, as frutas sempre presentes na mesa, demonstrando e impondo a riqueza dos donos da casa. Afinal, quem não coloca frutas em uma mesa num dia de celebração ???? seria uma blasfêmia. Devemos mostrar que somos capazes!

Semente de Girassol Tic-Tic nervoso !!! – pra que jogar as cascas da semente no lixo se eu posso joga-las todas no vagão dos metros ?? temos que manter a tradição das famosas cuspidas de cascas de semente por toda a rua e transporte público como um bom russo e soviético tradicional ! Afinal, eu tenho um tic nervoso.Melhor que roer unhas.

( … )

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s