Início > Gastronomia, Rússia > Ahhh, isso é tão russo !!!

Ahhh, isso é tão russo !!!

Ahh…isso é tão russo !


[ Kzar Nikolai II ]
A palavra russa de hoje é Pelmeni, a qual se origina da palavra siberiana “pelnyan” – que significa orelha dobrada.É uma palavra de um dialeto de um povo na Sibéria, de muito tempo atrás (muito tempo mesmo! ).
Pelmeni é o arroz e feijão da Rússia e é considerado historicamente o prato mais antigo do povo russo. Esse prato é originário da região da Sibéria, inventado por um povo indígena Siberiano chamado Komi de muitos séculos atrás. O povo Mongol ( a Mongólia faz fronteira com a Rússia e lá eles tbém falam russo,ok ? ) diz que o prato Pelmeni é originário de seu país, mas aí gera a tal discussão que ninguém está certo ou errado…
Diz-se que, além de ser o prato mais antigo da Rússia, e tbém de ser originário da região gelada da Sibéria, era definitivamente o prato preferido entre os antigos imperadores russos como Pedro,O Grande, e também entre os Kzares russos. Pelmeni nunca faltava em uma boa mesa russa. E continua assim até os dias de hoje.

[ Propagandas do Pelmeni, bem estilo URSS…]
O pelmeni é uma massa. Uma massa diferente,nada do estilo italiano de massa que conhecemos, mas não deixa de ser uma massa. Esteticamente muito parecido com o ravióli. Uma trouxinha de massa com carne , repolho, batata dentro.Claro que hoje em dia o pelmeni pode ser comprado congelado, totalmente pronto para servir a família russa moderna. Encontramos essa iguaria em todos os mercadinhos possíveis , é só ferver em água, e voilá ! está pronto. Mas é claro que tem muitas pessoas que preferem fazer o pelmeni em casa, o famoso pelmeni caseiro,o qual pude provar várias vezes nas famílias russas em que morei. Claro que antigamente, lá na Sibéria, fazia-se o pelmeni e nem precisava de muita refrigeração , já que a temperatura siberiana ajudava nesse ponto.

Come-se pelmeni assim, purinho,somente cozido em água fervente, ou também com um pouco de sour cream e ervas tipicamente russas, como o dill. Algumas pessoas ainda comem o pelmeni como se fosse uma sopinha, elas temperam a água que está cozinhando a massa e depois colocam tudo num prato fundo. Também fica uma delícia. Meu pelmeni favorito é o recheado com batata e repolho,mas o tradicional é o de carne com repolho. Ah ! o povo russo não é habituado a comer macarrão ou massa italiana,por isso eles nunca usam o molho de tomate pra nada.O pelmeni não foi feito para comer com molho nenhum.

Anúncios
Categorias:Gastronomia, Rússia
  1. Adelaide
    6 de maio de 2012 às 6:02 PM

    pelmeni cozidos em agua com sal e folha de louro até levantarem do fundo da panela (ficam prontos) e depois no prato com smetana (tipo yogurte ou creme de leite meio azedo), ou slivachnaya masla (manteiga de natas)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que saudades. Sou russa 😛

  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: