Reflexões, Viagens

Caberra – a capital da Australia, sabia ?

Uma pessoa acabou de chegar da Austrália, ficou 1 mês lá.
Eu perguntei : Onde vc ficou lá ?
Ela : na capital mesmo
Eu : É legal Canberra ?
Ela : não, fiquei na capital, em Sidney.


Pois é, uma pessoa que fica 1 mês no país estrangeiro e mal sabe a capital desse país. Isso acontece muito, na verdade, é o que mais acontece. Um conselho? Vou dar vários…rs. Tente saber mais sobre o país que vc vai conhecer, estou falando da história nua e crua, como aquele povo foi formado, como foi descoberto e colonizado, qual a religião predominante, de onde vem a língua, por que aconteceram as guerras que aconteceram, quais são seus tesouros e qual a historia por trás dos lugares históricos, monumentos,etc. Muitas pessoas tiram fotos de palácios, castelos, monumentos lindos e mal sabem o que tudo aquilo significa ! Não fiquem tão presos nos guias turísticos como Lonely Planet e afins. Antes de viajar, leia um pouco da história.Pelo menos um pouco.
O legal é interagir com a cultura.
Locais previsíveis tem de montão !!! aqueles onde os turistas amam estar, como feirinhas e showzinhos em ruas. São legais, claro, mas não fiquem somente nisso. Tentem interagir mais com a cultura, fazendo e não somente vendo. Se o lugar é conhecido por arte em cerâmica, tenha uma aula de cerâmica, se o lugar for conhecido por sua dança, vá numa aula de dança e tente dançar como o folclore dos nativos. Ou qualquer outro tipo de arte, faça parte dessa cultura nova, pelo menos um pouquinho, o tempo que vc puder, por mais que seja muito curto. Está em Roma ? assista uma missa . Está na Índia ? medite. Está na Turquia ? assista às preces nas mesquitas. Nunca se feche a nada.Por que vc perderia essa chance ?


Sinceramente ? não façam amizades com brasileiros.rsrs. Não me levem a mal, tá? É que eu penso assim, não é por que a pessoa é brasileira, que nós precisamos ficar juntos. Tem brasileiro que não pode ver outro brasileiro em um país estrangeiro, que gruda nele e não solta mais. Eu odeio isso. Ao invés de grudar, eu fujo. Quero aprender coisas novas ! e isso inclui amizades com pessoas locais. Procure fazer amizades com as pessoas do país, tente se “infiltrar” em suas casas, em seus passeios,em suas vidas.Eu adoro e sempre tive muita sorte com isso, fiz grandes amizades com pessoas dos países que morei ou mesmo somente visitei. Por exemplo, eu somente visitei a Turquia ano passado, tudo bem que fiquei quase um mês lá, mas eu era turista. Mesmo assim fiz amizades com pessoas maravilhosas de lá, fui convidada a ir em aniversários de amigos de amigos de amigos e acabei conhecendo MUITAS pessoas locais, que as amo de paixão. Amizade pra vida toda.
Comida. Claro tem aqueles restaurantes com as comidas típicas do país que os turistas amam ir. Ta, eu vou somente uma vez, mas não sou fã. Como sempre faço amizades, eu sempre sou convidada a jantar na casa de alguém ou coisas assim. Isso sim é comida caseira do país que estou vistitando, não um restaurante chiquérrimo para turistas. Obviamente não estou dizendo aqui para comer na casa dos outros o tempo todo, mas quando vc faz amizades, vc sendo de fora, com certeza eles vão te convidar para um jantar ou um almoço e isso é tudo de bom, isso sim é RAÍZ, isso sim e CULTURA. Sabe o que mais é cultura ?? MERCADO PÚBLICO. Todo país, toda cidade tem seu mercadão público ! e é exatamente nesse lugar que vc aprende um monte sobre a cultura do país que vc está conhecendo. O mercado é tudo.É o coração do país, o paladar do povo. Os aromas, os temperos, as bugigangas, as pessoas, a reação delas, o relacionamento vendedor – comprador, é onde está o POVO, é onde a cultura se concentra. É onde vc tem a oportunidade de sentir, apreciar, provar o gosto daquele país, daquele povo. Ah, e a respeito de locomoção. Sem nada de táxi, hein ??!! ande de transporte público, para absorver melhor o dia-dia daquele povo. Observe, absorva, seja curioso e atencioso. Absorva e aprenda com essa experiência. Não julgue, seja aberto a novos horizontes, está bem na sua frente, é só se abrir.

Anúncios

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s