Início > Rússia > My mojo…

My mojo…


O “mojo” russo……Não é só no Brasil que existe o famoso “jeitinho” …..

Nós brasileiros achamos que só nós temos a malícia, o jeitinho brasileiro de fazer ou conseguir as coisas, que realmente eu admito que nós somos experts nisso, mas os russos tbém o mojo deles. No caso dos russos, nós estrangeiros temos que tomar um certo cuidado. Um exemplo típico é o jeitinho que eles tem para passar a perna no estrangeiro ocidental…..tudo tem a ver com dinheiro,claro. Em qualquer lojinha , lojas, ou seja o comércio que for, quando eles vem que você é estrangeiro , automaticamente eles supõem que você é muito rico, e os preços mudam de um minuto para o outro, é realmente um passe de mágica ! ! ! Em qualquer restaurante ou lanchonete, existe o menu em russo,para os russos, e o menu em Inglês, para os estrangeiros, como em muitos outros lugares do mundo. O negócio é que na Rússia, em muitos lugares que eu fui, os preços do menu em Inglês são muito mais caros que o menu que está em russo. Temos que ser espertos nessa. Também em qualquer passeio que vc faça lá, museus, parques ecológicos, castelos e etc, os preços de estrangeiros são diferentes dos preços pra os russos. Se vc chegar nos lugares já falando uma outra língua, obviamente Inglês,eles sobem os preços na hora. Por isso, eu sempre falei russo com qualquer pessoa e em qualquer lugar que eu ia na Rússia. Apesar que eu não teria esse problema, pois eu mostraria meu passaporte que dizia que eu era residente da Rússia e não turista,mas mesmo assim eu ficava esperta.Isso também vale nas lotações ( “marshutkas” ), eu até já citei aqui. Eles cobram mais caro se perceberem que vc não é de lá. O negócio é ficar quieto mesmo, não dar muito bandeira que vc é o estrangeiro perdido num país estranho que tem uma língua mais estranha ainda. Um jeitinho russo é com o visto, problema que citei aqui no post abaixo. Tudo vai depender do dinheiro ! se vc numa agência de viagens russa e pagar o que disserem, eles registram seu visto em menos de cinco minutos, ao invés de todos os problemas do mundo se vc fizesse isso sozinho.
Quando vc mora em um país, vc acaba absorvendo muito essa cultura, e todos os “jeitinhos” que as pessoas locais tem para sobreviver, e isso é muito útil e válido para vc tbém sobreviver nesse país. Isso é o legal de morar em países diferentes,não somente passear e ter uma vida de turista. O legal mesmo é absorver toda essa tradição e cultura que só o povo mesmo pode nos proporcionar. É adquirido com experiência.

Categorias:Rússia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

