Início > Blá blá blá, Rússia > Tecnologia e afins…

Tecnologia e afins…


Eu gosto de tecnologia, apesar de não ter como acompanhar o tão rico mercado, realmente é uma loucura né gente. Sabe, na Rússia eu dava aulas em cursos particulares de línguas, e diferentemente daqui, onde classe média e até classe média baixa pode frequentar um curso popular de línguas, na Rússia era diferente, meus alunos eram basicamente filhos da máfia, da Russia rica, dos novos russos. ( já falei sobre isso num outro post, eu e a máfia russa..rs ).Por isso eu sempre me surpreendia com os apetrechos que meus alunos traziam para a sala de aula, isso sem contar as carteiras recheadas de dinheiro que eles faziam questão de exibir uns aos outros. Mas um aparelhinho eu nunca vou esquecer quando vi pela primeira vez. Acho que era 2001 e estávamos indo para Finlândia, numa pequena excursão de final de semana. Eu e mais alguns professores, novamente com uma turma de pré-adolescentes, sendo que um estava sempre no centro de todos os outros com um aparelhinho pequeno pendurado no pescoço. Cheguei nele para ver qual era o frisson, e…..era um mp3 player !!! WOW !!!!! nunca havíamos visto aquilo antes e sinceramente, não entrava na minha cabeça. Meu aluno tentava me explicar que eram músicas mp3 que fazíamos download do computador ( naquela época não era assim tão comum ) e que depois poderíamos colocar naquele aparelhinho tão charmoso para ouvirmos !! e mais, poderíamos colocar mais de 200 músicas !!! WOWWWW, eu e outros professores ficamos encantados com aquela pecinha tão linda e pequenina , a qual acomodava tantas músicas….Quando voltei a St.Petersburg-Russia, eu fui logo saber qual era o preço. Tínhamos que encomendar da Alemanha, e o mais barato, de uma marca nem conhecida, estava 800 dólares. Quando fiquei sabendo do preço eu logo pensei : nossa, eu nunca na minha vida vou ter um negócio desses, realmente é só pra gente muito rica. Fiquei só na vontade. Me desencanei totalmente.( agora podemos comprar um daqueles da mesma marca por 50 reais..rsrsrsrsrs )
PS.Isso sem contar nos celulares futurísticos que aquela criançada carregava pra lá e pra cá…rsrs

[ eu em uma loja de tel celular na Rússia..rs..cada foto eu tiro.rsrs ]
Outra coisa que eu demorei para adquirir foi uma câmera digital, acho que apenas nos dois últimos anos que morei na Rússia que eu pude usufruir de uma câmera digital, portanto as minhas fotos mais antigas da Russia e de outros países que morei, eu tive que escanear para colocá-las no computador, muito chato , né ? rs. Me lembro também na época que TODOS meus alunos russos tinham câmeras digitais e eu nem sabia como aquilo funcionava….”mas a gente tem que revelar depois ??” , ” mas onde que entra o filme ??? “….rsrs…nem fazia idéia. Então me lembro uma vez, eu liguei da Rússia para meus pais no Brasil, e minha mãe disse que tinham ido na casa de alguns amigos e acharam linda uma camera que eles tinham, que mostrava na “telinha” e ia direto ao computador, e perguntaram se eu queria uma daquelas, pois eles acharam muito útil pra mim. Eu disse : ah ! é camera digital, mãe !!! com certeza eu quero sim !!!! to querendo comprar aqui na Rússia mas ainda não tenho dinheiro . ( na época uma câmera digital Kodak de 1 MP era mais ou menos 2 mil reais….rsrsrs… ).

Categorias:Blá blá blá, Rússia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

