Início > Rússia, Suécia > Vida de professor…

Vida de professor…


AI AI , VIDA DE PROFESSOR !!!!!!!!!….

Fato :

Professor tem que ser artista.
Professor de línguas estrangeiras tem que ser mais artista ainda.
Professor Brasileiro de linguas estrangeiras na Rússia tem que ser muito mais artista.
Agora, professor brasileiro de linguas estrangeiras na Rússia que de repente é “enviado” em uma missão especial na Suécia, ahhh, esse tem que rebolar muito ! rsrsrs







Primeiro eu precisava “tomar conta” de uns 20 pré-adolescentes russos em um navio onde tinham cassinos, lojas, parques, fliperamas, cinemas, e sei lá mais o que. É o seguinte, para chegarmos em Stockholm- Suécia, o caminho mais rápido e realmente melhor, é pegarmos um navio em Helsinki – FInlândia. É o seguinte, St Petersburgo-Russia, onde morei, é mais ou menos 2 horas de carro da Finlândia, então é tranquilo, ir à Finlândia era um passeio de final de semana para nós…..e de lá, pegamos o navio para Suécia. Éramos em três professoras, eu, uma Russa e uma Inglesa.


É um intercâmbio que a escola que eu trabalhava na Rússia fazia. Os adolescentes passavam 1 ou 2 meses estudando Inglês em escolas Suecas, e eu fui escolhida como uma das professoras de Inglês deles.Só que, obviamente não era apenas isso. Como viajávamos juntos e eu estava incluida em TODOS os passeios que a escola proporcionava na Suécia, eu tinha que “controlar” os adolescentes russos, que eram hiper ativos, afoitos e um tanto…..hum….encrenqueiros…rsrsrs…( mas eram gente boa, tipicos adolescentes doidos por estarem em um ´país diferente ). Era uma molecada muito ativa….rsrs….e como consumiam !!!!! compraram, compraram, compraram, tudo o que via pela frente, no navio, em Stockholm, em todos os lugares que passávamos. Tínhamos que freia-los muitas vezes, apenas em nome do bom senso, pois dinheiro eles tinham sim, e muito.
Quando eu andava com eles nas ruas daquele país tão civilizado cheio gente loira olhando para nós como se fossemos macacos da selva, eu gostaria de ter uma placa na minha testa onde dizia : EU NÃO SOU RUSSA , NÃO TENHO NADA A VER COM ISSO. rsrsrs

MINHA SALA DE AULA ….



Mas as aulas eram ótimas e os alunos também. Em sala de aula eu usei muito da minha criatividade, pois sabia que aquele intercâmbio era também para diverti-los ! eu não poderia ser o tipo professor carrasco – apesar que não acho que professor de linguas tenha esse perfil – mas tinham que ser aulas diferentes !!!!! Fizemos muito trabalhos em grupos, foquei mais em ensinar vocabulários com os quais eles poderiam fazer desenhos e montagens que fizessem conexão com todo aquele vocabulário novo. O bom também é que eles praticaram Inglês o tempo todo, em todas as novas atividades curriculares e extra curriculares como passeios a Museus em Stockholm, Universidade , etc . E até nos nossos churrascos na beira do lago !




É, vida de professor não é mole não. rs
Mas me diverti, e muito. 🙂

Categorias:Rússia, Suécia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

