Rússia

Filmes Russos

Tem pouquíssimos filmes russos que podemos encontrar aqui no Brasil, um deles muito famoso é ” O Sol Enganador “. É muito interessante, eu recomendo. É muito sútil mas ao mesmo tempo fortíssimo, principalmente para aqueles que conhecem um pouco da história da URSS, na época em que Stalin estava no poder, vale a pena ver !!!! O filme é do ilustríssimo diretor russo Nikita Mikhalkov e com o ator Oleg Menshikov (meus favoritos, diga-se de passagem). Eles sempre fazem parcerias nos MELHORES filmes russos.
Tem outro filme também muito conhecido que eles fazem essa parceria, chama-se ” Sibéria “, já assistiram ??? esse é muito mais fácil de achar em locadoras e lojas.
Nos filmes O Sol Enganador e SIbéria o ator Oleg Menshikov faz os personagens Dima e Andrei, ambos personagens sensíveis e intensos, INESQUECIVEIS.
Nesses dois filmes ( entre muitos outros !!!!!!!! ), ele passa uma sensibilidade tão verdadeira, não sei se por que ele é realmente um artista, pianista ( um dos melhores pianistas russos da atualidade !!! ), não sei a magia que esse ator tem de mostrar a opressão do socialismo russo. Todos os filmes dele que eu conheço, fala, relata sobre a URSS, as condições, o modo como eles viviam, as alegrias e também o sofrimento. Com ele, parece que você entra dentro do filme, vive aquela situação, ou eu que posso estar doida né…não sei….assistam e depois me digam 🙂 Sensibilidade é tato, é percepção,inteligência emocional, é enxergar realmente a essência do próximo, pra mim , uma das qualidades mais encantadoras importantes em uma pessoa.

PS. vocês perceberão que os filmes russos, apesar de tratarem de temas fortes como o socialismo soviético, matanças, Stalin, o povo sofrido, eles são muitos ´sutis, é de uma sutilidade e sensibilidade, mostrando mais a história mesmo em si do que a própria violência e ficcção.São tipos de filmes com ” entre-linhas” . O medo, a violência estão nos olhos das pessoas, nas suas expressões faciais, e não em sangue. Eu sou apaixonada….eterna apaixonada. Gente , como sou APAIXONADA… se eu começar a falar desse tema agora, eu não paro nunca mais e vcs nunca mais virão me visitar aqui.

8 comentários em “Filmes Russos”

  1. uma vez chegando em casa de madrugada estava passando um filme na globo em preto e branco.Devia ser russo. A parte que vi se passava em trem em um vagao onde tinha apenas.um soldado e uma moça o clima era de dia e as vezez a luz do sol clareava o vagao ora a penumbra incidia….e o soldado e a moça parece que eram estranhas e conversavam com respeito talvez ambos.fugindo de algo ou para algo nao sei, o filme era legendado……o titulo talvez falava de amor paixao guerra, nao me lembro devia ser um filme de produçao antiga, mas muito marcante, gostaria de saber o nome e ve lo

  2. Abençoado seja César Caldas. Sabendo o nome fica fácil ver se está disponível em algum lugar em DVD ou para download. Eu tive um sonho há muito tempo, muito antes do filme ser filmado, onde eu, caminhando na mais antiga rua de minha cidade, avistei o Empire State Building. Um passagem até Nova York via cidade velha de Montes Claros. Fui com amigos a pé até a fronteira, em questão de segundos. Não entrei porque tinha esquecido meu passaporte, mas tudo bem. Voltar para buscá-lo era fácil. Acordei quando estava voltando. Já a li a sinopse do filme e vi que fazem o melhor uso possível dessa magia para mostrar aquele momento de queda do cumunismo e de tantas dificuldades por que passavam. Ah, preciso ver isso. Eu conheço poucos filmes russas mas dois deles me marcaram muito: A Balada do Soldado e Fui atrás do sol ( ou algo assim). Ambos de extrema sensibilidade.

  3. Eu não vou ficar nada chateado de ver a autora do blog escrevendo mais sobre filmes russos. Pelo contrário. Quanto à pergunta da Virginia, o filme a que se refere é “Salada Russa em Paris” (conhecido em inglês como “A Window to Paris”). Espetacular.

  4. Ei, vejo que você sabe muito sobre os filmes russos. Quem sabe pode me dar uma informação? Estou procurando por um filme com um fato interessante: uma pessoa abre a janela de seu apartamento em Moscou e de lá, ele avista a torre Eiffel em Paris. Não sei mais nada. Nem o nome do filme nem seu diretor nem mesmo os atores. Sei que está difícil. Mas eu gostaria muito de descobrir que filme é esse pois tive um sonho parecido.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s