Início > Rússia > Meu aniversário na Rússia

Meu aniversário na Rússia

Teve um ano em particular, eu estava sozinha em Moscow, em pleno 15 de setembro, meu aniversário. Tive que sair de São Petersburgo e resolver problemas com meu passaporte em Moscow, na única embaixada do Brasil na Rússia. Acho que estava completando 24 anos, ou 25, não me lembro ao certo.
Nesse dia caiu numa terça-feira, isso eu me lembro muito bem. Eu caminhei praticamente o dia todo pelas ruas de Moscow, fui ao teatro Bolshoi, me perdi nas infinitas linhas de metrô da cidade, filmei todo o jardim Alexander, o Kremelin, fui a um restaurante típico russo, sozinha, sentei à mesa e pedi “pel’meni” *** recheados de batata, pois na época eu ainda não comia nenhum tipo de carne.
Passeei pelos shoppings subterrâneos que são atrações a parte da cidade, e fui a um cybercafé para checar meus e-mails e ver se alguém tinha se lembrado do meu aniversário. Até me lembro da roupa que estava usando naquele dia do meu aniversário em Moscow….usava uma calça jeans favorita da época, era um jeans bem lavado, estava quase rasgando de tanto que eu usava, uma T-shirt lilaz simples , tipo hering com outra de manga cumprida por baixo, pois já estava começando a ficar meio frio por lá, estávamos entrando no outono. E meu tênis era um estilo sapatênis , cor azul escuro e cru, da West Coast…. eu adorava aquele tênis, acho que agüentou uns dois anos na Rússia, usava direto. Meu cabelo estava constantemente amarrado, como rabo de cavalo, jamais deixaria meu cabelo solto por que eu fazia tudo o que era mais prático pra mim e para os meus passeios e viagens.
Nessa mesma tarde eu fui visitar o apartamento onde morou o poeta mais socialista da URSS, Vladimir Mayakóvsky. Depois a noite fechei com chave de ouro e fui a um circo.
Quando já estava acabando minha noite, eu recebi dois telefonemas no meu celular, um da minha mãe e outro da minha tia Cristina. Elas sabiam que eu estava sozinha em Moscow no dia do meu aniversário.
Foi um dia muito especial pra mim, meu aniversário em Moscow, eu comigo mesma, a melhor companhia que eu poderia ter !

***Pel’meni é um dos pratos mais antigos e típicos da Rússia . É originário da Sibéria ( diga-se de passagem que era o prato preferido de Lênin, que nasceu e cresceu na Sibéria ).

Foto 1 – propaganda do Pel’meni
Foto 2 – como a gente come o pel’meni — em uma cumbuca, com ‘ sour cream’ e por cima cheio de uma erva muito usada na culinária da Rússia, que se chama dill.

Anúncios
Categorias:Rússia
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Adoro comentários ! respondo todos :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: