Rússia

Morando na Rússia, pelo quarto ano.

DIRETO DA RÚSSIA

Estou aqui há quase 4 anos aqui ….Depois de ficar sem escrever desde o Ano Novo, estou aqui novamente…:)))

[ foto tirada da janela do meu quarto, do décimo terceiro andar, Mosckovskiy Prospekt – St.Petersburg,Russia ]

O sol brilha lá fora , o dia está lindo apesar de hoje eu ter acordado , ligado o computador e ver que não havia mais nada no meu HD, perdi tudo que tinha, está zerado. O sol brilha lá fora, apesar de eu ter levado minhas roupas para serem lavadas numa lavanderia e ter perdido minha calça jeans favorita, aquela que queremos usar 24 horas por dia e só a lavamos por extrema necessidade. O sol brilha lá fora, apesar de eu ter trabalhado o dia inteiro no sábado e ainda não ter recebido nada , pois meu salário só virá mais tarde. Estou chateada com tudo isso ? acho que não,o sol ainda está brilhando lá fora e continuará assim até a madrugada, pois estamos nas noites claras…estou relaxada, ouvindo meu cd favorito, quer coisa melhor que isso ?

Muitas coisas aconteceram, apesar de nada ter mudado por aqui….tudo continua a mesma coisa, mas fui eu que mudei, talvez. De qualquer maneira, essa semana, caminhando aqui pelas ruas, com esses dias maravilhosos que está fazendo,eu sinto o quanto gosto desse lugar, de morar aqui , já é a minha casa, claro, morando aqui desde 2001, já me sinto um deles.Claro que algumas coisas ainda me irritam, e sempre me irritarão, mas eu até dou risada quando presencio tal situação…..cheiro de vodka misturada com suor nos metrôs, ônibus e bondes da cidade, quando eles “gritam” com você na loja ou no supermercado por nada, pois é a cultura deles, ou quando os russos chegam na cara dura no meio da rua e dizem que querem sair com você ou te convidam para ir no apartamento deles.Irrita, mas já me acostumei com isso.

Ainda estou praticamente “debaixo da ponte”, mas acho que as coisas vão mudar nessa semana próxima. Até que não seria má idéia ficar debaixo da ponte no verão de St.Petersburg….nunca escurece, sol o dia todo, turistas a noite toda caminhando na beira rio….Bom, parece que encontrei um apartamento o qual viverei só durante três meses, até o final de setembro, isso é muito bom. Espero que dê tudo certo. Lugar para morar já virou uma coisa secundária nas minhas viagens…estou acostumada com tudo isso, tive que me acostumar a aceitar o que tem e pronto, sem reclamar. Sem geladeira talvez, sem TV, mas pelo menos uma cama e um chuveiro são o suficiente. Por enquanto estou morando com amigos, o que é ótimo , creio que seja a quarta vez que moro nesse apartamento aqui com esses amigos.Sempre no começo eu sei que tenho um lugarzinho reservado aqui pra mim.

Há tempos já que aprendi a me acostumar ficar sem máquina de lavar roupas, sem microondas, cafeteira, essas coisas do mundo prático que aqui na Rúsia ainda são luxo e só ricos podem comprar. Mas gosto disso ! Por que não estou no Brasil onde tenho tudo o que quero e que a única palavra que digo quando faço compras é “crédito ou débito “…?? Bom, aqui na Russia as coisas são bem diferentes.Não falo para as pessoas, mas até já passei fome aqui ( o que foi muito útil, perdi 3 kilos em 2 dias, YES ! ). rsss…gosto do que faço o pronto, não tenho como explicar, cada um escolhe a vida que quer viver, depois sofre ou desfruta das consequências. Dessa vez a escola não vai me mandar para a Finlândia, Graças a Deus, o país é lindo, mas é muito monótono, não acontece nada por lá, sem nenhuma adrenalina.

3 comentários em “Morando na Rússia, pelo quarto ano.”

  1. Estou indo trabalhar na Russia, Cheboksary – Chuvashia. Estou com medo de tudo, frio, as pessoas, comida, mas estou sem trabalho há algum tempo, não consegui aposentar, minha mulher sim ( é professora ) e eu ceramista, vou trabalhar na Roca cerâmica. Parece que lá eu tenho mais chance de trabalho por causa da minha mão de obra, e porque aqui no brasil não me deram chance, pela idade talvez, e as coisas aqui estão ruims? Parece que sim. Seus comentários sobre suas experiências me dão menos frio na barriga. Obrigado.
    Vanderlei Carra e Maria Helena

  2. Olá Lu! Não sei o que me acontece, mas adoro tudo dessa civilização aí(como vc disse eles são loucos e eu acho que são um tipo de loucos geniais). Já morei fora uma vez e adorei a experiência e já a alguns dias tenho em mente a ideia de morar na Russia e acho que o tempo disso acontecer está chegando. Pesquisando aqui no google por formas possiveis de ir morar aí, encontrei seu blog… vc poderia dar alguma dica de por onde começar essa jornada??? desde já grato!

  3. Oi Lu, gostei do teu blog mas mais ainda da tua atitude em relação a vida! Parabéns pela coragem! Estou pensando em fazer o mesmo, largar tudo aqui no Brasil pra em busca de um sonho…espero manter contato contigo até esse dia chegar. Saudações Brasileiras, Guilherme

Adoro comentários ! respondo todos :)

